Porque Praticar?

A ginástica rítmica é um esporte que combina balé, dança e ginástica com a utilização de diversos aparelhos, como bola, fita, arco, corda e maças.

Quando pensamos na prática de esportes na área educacional, a ginástica rítmica na escola é uma das modalidades extracurriculares mais populares e que oferece mais benefícios às diversas faixas etárias.

Porém, por apresentar exercícios de diferentes intensidades, que exigem força e agilidade, o ideal é que seja iniciada na faixa etária de 3 a 5 anos, fase em que a criança está se habituando à postura e na qual ocorre o amadurecimento de sua coordenação motora fina e ampla.

Saiba quais são os principais benefícios da ginástica rítmica para crianças

  • Desenvolvimento neuropsicomotor

O desenvolvimento neuropsicomotor ocorre durante todo o processo de amadurecimento do ser humano. Através dele, é possível analisar os avanços e os atrasos na coordenação motora. Os movimentos trabalhados na ginástica rítmica são muito relevantes, especialmente para crianças em formação, pois, a partir deles, é possível criar a imagem corporal, em que estão ligados corpo e inteligência emocional. Diante disso, a utilização da ginástica rítmica nas escolas facilita o desenvolvimento integral da criança.

  • Promover a concentração

É um dos esportes mais acessíveis e que proporciona benefícios a crianças com diferentes perfis. Por exemplo, crianças que apresentam dificuldade de concentração e atenção são beneficiadas pelo esporte. A criança que pratica atividade física, em especial a ginástica rítmica, consegue se autoconhecer melhor e se relacionar com mais facilidade, além de alcançar novas habilidades de foco e socialização e potencializar as já existentes.

É muito importante destacar que as habilidades são alcançadas no tempo de cada criança, ou seja, umas podem demandar períodos menores e outras, maiores. Essas especificidades, no entanto, não anulam as suas capacidades individuais.

  • Corrigir más posturas

Com foco no desenvolvimento dos movimentos da criança como um todo, a ginástica rítmica praticada com frequência e de maneira correta possibilita o condicionamento postural. Por requerer uma série de movimentos, a postura correta é obrigatória e treinada continuamente em benefício do próprio corpo.

  • Ensinar a importância do trabalho em equipe

O esporte também inclui atividades coletivas que exigem muita disciplina e harmonia entre os participantes, ou seja, a criança tem a oportunidade de vivenciar o trabalho em equipe desde cedo e entender a sua importância para que o resultado final seja satisfatório.

  • Estimular a autoconfiança

Além das atividades em equipe, o esporte oferece algumas modalidades individuais. A prática individual proporciona não só o crescimento, mas também a descoberta de potencialidades e singularidades inseridas no contexto escolar, que certamente tendem a refletir de forma positiva no processo de escolarização.

  • Favorecer a flexibilidade e a força muscular

Qualquer movimento realizado de maneira saudável e com orientação de um profissional é favorável à saúde. A prática de exercícios proporciona um melhor condicionamento físico e a sua frequência gera maior fortalecimento muscular. A ginástica rítmica trabalha todos os músculos, fazendo com que a criança obtenha força muscular e aumente a sua flexibilidade de maneira gradativa. No entanto, é preciso estar atento para a evolução dos exercícios e ter cautela para que as dimensões pedagógicas sejam alcançadas. Por isso, é indispensável a presença de um profissional especialista atuando com os alunos.

Diante de todos esses aspectos, podemos concluir que a Ginástica Rítmica tem uma grande importância no processo de escolarização de crianças, jovens e adultos, pois seus benefícios não se restringem a apenas uma área. Além de auxiliar na área motora, ao mesmo tempo ajuda no desenvolvimento do corpo e da mente.

AS AULAS ATUALMENTE SÃO ON-LINE ATÉ A VACINAÇÃO DOS PROFISSIONAIS.